Os “Do” e os “Don’t” na publicação nas redes sociais
Com a proliferação de conteúdos nas redes sociais fica cada vez mais difícil captar a atenção de quem efetivamente interessa. Então o que fazer para aumentar as hipóteses do nosso target ver, valorizar e interagir com as comunicações? De que forma nos podemos diferenciar? Por outro lado, quais as regras a adotar para que o resultado final da nossa publicação não tenha o efeito contrário ao pretendido? Para ajudar, a OUTMarketing reuniu algumas questões a que deverá responder antes da divulgação.
Os “Don’t”, ou o que não fazer numa publicação
1) Vender, vender, vender
Antes de fazer uma publicação nas redes sociais, lembre-se que deve utilizá-las para envolver a audiência. Não use e abuse das publicações para vender os produtos e serviços. É preciso haver um equilíbrio entre os tipos de posts, por exemplo em 5 posts faça apenas um mais comercial. Nos restantes aposte em conteúdo educativo, inspirador, que mostre os “bastidores” da empresa (mais humanizado) e, claro, corporativo. Mas sempre focado no seu target e no valor que lhe pode agregar. Ele é o protagonista.
2) A gramática, esse erro tão português
Leia, reveja e volte a reler toda e qualquer mensagem que tencione colocar online. Verifique se tem erros e principalmente se não dá azo a subentendidos. Evite ter de corrigir as suas publicações. Lembre-se que a primeira imagem é a que perdura.
3) Ops, conteúdo errado
Uma boa planificação de redes sociais está devidamente alinhada com a estratégia de comunicação e marketing da empresa. Garanta sempre a consistência da mensagem e a sua adequação à rede em causa. O primeiro passo tem, obrigatoriamente, de ser a definição das personas. São elas a base de tudo.
4) Analítica, o que é isso?
Um erro crasso é o não aproveitamento das ferramentas de análises disponibilizadas pelas redes sociais. Elas dão-nos informações preciosas sobre a audiência e quais os tipos de conteúdo e formatos que trazem melhores resultados. E isto é viável tanto para publicações orgânicas como para as patrocinadas. Encare a analítica como mais uma ferramenta ao seu dispor e utilize-a para elevar o desempenho.
Os “Do”, ou o que fazer antes de publicar nas redes sociais
1) Descobrir a audiência
Antes de mais há que definir se o conteúdo se direciona a uma audiência em especial. Um artigo de employer branding utiliza uma linguagem diferente de um focado num testemunho de cliente, por exemplo. E essa é a primeira regra. Saber quem é a audiência e adaptar a linguagem/mensagem.
2) Acertar com o tom da mensagem
Este é um ponto que está intimamente ligado ao anterior. Se a mensagem se destina ao setor financeiro nunca poderá ser menos do que séria. Pelo contrário, se é sobre um evento interno, por exemplo, poderá utilizar uma linguagem mais informal.
3) Auferir valor acrescentado
E a(s) pergunta(s)-chave. O meu conteúdo é relevante para o público-alvo? Agrega valor, informa ou “entretém”? Porque devo ler esta publicação? A mensagem tem de ser envolvente, apelativa e suscitar ação.
4) O poder da pesquisa
A página para onde remete a publicação está otimizada para os motores de pesquisa e IA? Confirme o SEO (Search Engine Optimiation) e o AEO (Answer Engine Optimization).
5) Um bom título, uma melhor imagem
O ditado diz que uma imagem vale por mil palavras. Isso é completamente verdade nas redes sociais e obriga a um cuidado extra na elaboração do título e na escolha do design. Não só têm (ambos) de ser apelativos como “casarem” entre si.
6) Termine com um “call to action”
Toda a publicação tem um propósito. O objetivo é levar o leitor a fazer algo. A entrar numa página, a fazer um download, a entrar em contacto, a registar-se num evento, a ler um artigo… Mas isso só acontecerá se, no fim da publicação, houver um incentivo com link.
As redes sociais continuam a crescer. Com audiências e perfis diferenciados. O que serve no LinkedIn pode não ser o mais adequado no Instagram. E as marcas têm de começar a encarar o planeamento das redes sociais de uma forma mais profissionalizada.
Conte connosco para maximizar a presença da sua empresa nas redes sociais!